clonagem2005

Este blog foi desenvolvido pela turma B do 11ºano de 2005/2006 da Escola EB2,3/S de Penalva do Castelo, na sequência da realização de uma pesquisa sobre clonagem. Pretende-se o desenvolvimento de competências procedimentais e atitudinais do programa de BioGeologia do 11ºano, nomeadamente o desenvolvimento de opiniões criticas e informadas, a reflexão sobre implicações biológicas e socioéticas, etc.

Olá meninos! Chegaram ao local certo! É aqui que devem colocar as vossas opiniões sobre as diversas questões éticas abordadas nos trabalhos publicados. Podem começar por comentar a opinião do colega que publicou o trabalho! Não se esqueçam de se identificar devidamente!

Monday, April 03, 2006

Clonagem Reprodutiva Humana, by Marta

Polémica também envolveu primeiro bebé de proveta
Há 23 anos atrás, mais exactamente em 25 de Julho de 1978, o nascimento do primeiro bebé de proveta levantou muitas das questões que retornam agora com a clonagem do primeiro embrião humano. Tendo em mente principalmente o futuro nada agradável imaginado por Aldous Huxley - em 1932 -, na ficção científica Admirável Mundo Novo, os temores de que alguma catástrofe biológica pudesse acontecer eram semelhantes aos de hoje. Bebés deformados, surgimento de uma nova sub-classe geneticamente planejada, barrigas de aluguel, foram algumas das imagens invocadas por cientistas, religiosos e jornalistas que repercutiram na mídia. A reportagem que anunciou através das páginas de Manchete a iminência do nascimento do "Bebê de proveta, o milagre do século" - título da matéria de 5 de julho de 1978 - veio da revista Time.
Uma das primeiras fotos de Louise Joy Brown publicadas pelo Daily Mail
Com um pouco de ciúmes do "furo" jornalístico comprado pelo tablóide inglês, a reportagem de Time, reproduzida por Manchete, descreve o cerco da mídia que se formou em torno da clínica dos doutores Patrick Steptoe e Robert Edwards, na Inglaterra. No texto, busca-se a opinião de especialistas e da imprensa, e o temor que o experimento fracassasse se misturava à esperança de benefícios para a pesquisa e aos alertas da ficção científica. "Poderíamos ter fazendas de bebês, crianças produzidas em massa, 1984 seis anos mais cedo", exclamava o editor do tablóide sensacionalista inglês Daily Express. Na visão do editor se misturam o romance de George Orwell, 1984, que descreve uma sociedade totalitária vigiada permanentemente e o Admirável Mundo Novo de Huxley, que descreve igualmente uma sociedade totalitária, mas dividida em espécies com diferenças genéticas planejadas.
Os cientistas mostram opiniões mais comedidas. Segundo a reportagem, muitos antevêem que a técnica "pode dar aos pesquisadores um importante instrumento novo de laboratório para descobrir caminhos no tratamento de doenças genéticas (…) Nas semanas seguintes ao nascimento de Louise Brown, as reportagens do Daily Mail compradas pela revista Manchete procuram mostrar como a criança nasceu sem deformidades e a experiência foi um sucesso. "

A minha opinião….
Eu sou a favor da clonagem humana. Acho uma certa piada, embora saiba que é necessária a morte de muitos embriões para ter sucesso.Penso que deve ser muito engraçado um clone nosso, olhar para alguém que possui tudo igual a nos. Mas deve haver um limite ente o uso e o abuso, e não se deve clonar tudo e todos pois se isso acontecesse, qualquer dia o mundo não fazia sentido algum, porque este e caracterizado pela diferença de tudo e de todos.

2 Comments:

At May 06, 2006 9:00 AM, Anonymous Anonymous said...

Concordo e não concordo com a clonagem reprodutiva humana.
Não concordo pois na minha opinião o homem não está preparado para lidar com esta nova tecnologia, que pode trazer grandes malefícios para a humanidade. Isto porque o homem tem tendência a querer mais e mais, sobretudo quando não conhece, e uma abuso daquilo que não conhecemos muitas das vezes poderá vir a trazer-nos grandes problemas e uma vez que a clonagem humana é um das mais controversas e revolucionárias descobertas da nossa história o homem pode não ser capaz de lidar com ela, mas verdade é que também para se obter um caso de sucesso são precisas muitas mortes de embriões.
No entanto, concordo pois para além da dúvida e da excessiva curiosidade há também uma grande capacidade de investigação e cada vez mais se poderá fazer clonagem com menos riscos e com mais vantagens, como a procura de curas e de tratamentos para doenças até aqui incuráveis, mas será que a clonagem é mesmo necessária para o futuro ou será apenas um capricho dos homens?
Com todas as outras coisas boas e más que se têm vindo a observar acerca deste tema é difícil adoptar uma posição contra ou a favor deste tipo de clonagem, pois é mau saber que se estão a “estragar” vidas humanas talvez apenas por caprichos e é bom pensar que tantas doenças que agora são incuráveis possam um dia ser meras doenças como uma constipação.

 
At January 26, 2008 2:16 PM, Anonymous Anonymous said...

uma certa piada???...produção de gente em série??dignidade humana?a magia da unicidade integrada no todo q somos?..q valores???????

 

Post a Comment

<< Home