clonagem2005

Este blog foi desenvolvido pela turma B do 11ºano de 2005/2006 da Escola EB2,3/S de Penalva do Castelo, na sequência da realização de uma pesquisa sobre clonagem. Pretende-se o desenvolvimento de competências procedimentais e atitudinais do programa de BioGeologia do 11ºano, nomeadamente o desenvolvimento de opiniões criticas e informadas, a reflexão sobre implicações biológicas e socioéticas, etc.

Olá meninos! Chegaram ao local certo! É aqui que devem colocar as vossas opiniões sobre as diversas questões éticas abordadas nos trabalhos publicados. Podem começar por comentar a opinião do colega que publicou o trabalho! Não se esqueçam de se identificar devidamente!

Monday, April 03, 2006

Clonagem Reprodutiva Humana, by Fabio

CLONAGEM HUMANA
As academias de ciências de todo o mundo estão coesas no apoio ao banimento global da clonagem reprodutiva de seres humanos, apelando para que sejam excluídos deste banimento os casos de clonagem para a obtenção de células-tronco embrionárias, destinadas a actividades terapêuticas e de pesquisa.
Clonagem reprodutiva
A clonagem é presentemente objecto de intenso debate internacional. Alguns países já baniram a clonagem reprodutiva de seres humanos. Conclamamos a todos os países a introduzirem e apoiarem regulamentações adequadas, a fim de assegurar que a clonagem reprodutiva seja submetida a um banimento universal.
A clonagem humana reprodutiva pela transferência de núcleo de células somáticas (ver ‘O que é clonagem?’) levanta diversos aspectos – éticos, sociais, económicos e científicos. É por conta das pesquisas científicas que a perspectiva da clonagem humana reprodutiva se tornou tema de políticas públicas. Os cientistas, por isso, têm uma responsabilidade especial no debate público relacionado ao assunto.

O que é clonagem?
A clonagem de um organismo envolve normalmente uma técnica chamada transferência de núcleo da célula somática, onde o núcleo de um óvulo (contendo seu material genético) é removido e substituído pelo núcleo de uma célula somática retirada do corpo de um adulto. Se o óvulo reconstituído for então estimulado a se dividir de forma bem sucedida, o mesmo pode desenvolver-se para o estágio de pré implantação do blastocisto.
Na clonagem reprodutiva, o blastocisto clonado é então implantado no útero de uma fêmea e permite-se a continuidade de seu desenvolvimento até o nascimento.

Pesquisas científicas em clonagem reprodutiva, desenvolvidas com outros mamíferos, demonstram que nessa ocorre uma incidência, marcadamente maior que a normal, de desordens fetais e óbito durante a gravidez, bem como de malformação e morte entre os recém-nascidos. Não há motivo para se supor que o resultado seria diferente em experiências com seres humanos. Haveria, então, uma séria ameaça à saúde do indivíduo clonado, não somente no nascimento, mas potencialmente em todos os estágios de sua vida – sem qualquer benefício compensatório evidente para o indivíduo que arcasse com esse risco. Adicionalmente, a morte de um feto num estágio avançado da gravidez poderia representar séria ameaça à mulher que o carrega. Assim sendo, mesmo numa base puramente científica, seria bastante irresponsável para qualquer pessoa tentar fazer clonagem humana reprodutiva, dado o presente estágio do conhecimento científico.1 Células somáticas são todas as células que não sejam um óvulo ou um espermatozóide, ou seus precursores.
Não está além da fronteira das possibilidades que o conhecimento científico possa avançar a um ponto no qual a clonagem reprodutiva pela transferência de núcleo da célula somática possa vir a ser executada sem um risco excessivo. No entanto, tal situação, por si só, não constituiria razão para justificar a suspensão do banimento desta prática, que continuaria a enfrentar fortes objeções éticas, sociais e económicas.
Deste modo, conclamamos todos os países do mundo a banir a clonagem reprodutiva de seres humanos.

5 Comments:

At May 05, 2006 9:13 AM, Anonymous Anonymous said...

Para mim este é um tema muito importante na actualidade, um tema com o qual eu não concordo, pois é preciso notar que querer estender a clonagem à especime humana,deste replicação corpórea não derivaria necessariamente uma identidade perfeita de pessoa, considerada tanto na sua realidade ontológica como psicológica.
A alma, constitutivo essencial de cada sujeito pertence á espécime humana que é criada por cada um, não pode ser gerada pelos pais, nem ser produzida pela fecundação, além disso, o desenvolvimento psicológico, a cultura e o ambiente levam sempre a personalidades diferentes.
A clonagem humana recebe um juízo negativo ainda no que diz respeito à dignidade da pessoa clonada, que virá ao mundo em virtude do seu ser "cópia" do seu "outro". O prjecto da clonagem humana demonstra o desnorteamento terrível a que chega uma ciência sem valores, e é sinal do profundo mal-estar da nossa civilização.O progresso da investigação cientifica não se identifica com despotismo cientifico emergente. A primeira garantia da liberdade de cada um concretiza-se no respeito incondicional da dignidade do homem, em todas as fases da vida independentemente dos dotes intelectuais ou fisicos de que goza ou está privado.
Na clonagem humana, acaba por cair a condição necessária para toda e qualquer convivência: a de tratar o homem sempre e em qualquer situação como fim, como valor e não como puro meio ou simples objecto.
Há que sublinhar uma vez mais, a diferença que existe entre a concepção da vida como dom de amor e a visão do ser humano considerado como um produto industrial.


Sandra Lopes

 
At May 06, 2006 9:42 AM, Anonymous Anonymous said...

Eu considero o tema da clonagem reprodutiva humana interessante, mas discordo totalmente. Os seres que nascessem teriam poucas probabilidades de sobreviver e os que sobrevivessem teriam, com toda a certeza, problemas de saúde. A identidade do ser clonado deixaria de ser única e irrepetível, passando a ser múltipla e sem dignidade própria.
Já a clonagem com fins terapêuticos merece, quanto a mim, atenção e discussão por parte da comunidade científica, salvaguardadas as questões éticas.
A grande questão que se coloca é se o progresso científico ou as excentricidades de alguns tudo justifica! Será que haverá fundamento para se produzirem seres humanos deficientes para gozo de alguns ou em nome do progresso?

 
At May 06, 2006 9:46 AM, Anonymous Anonymous said...

Eu considero o tema da clonagem reprodutiva humana interessante, mas discordo totalmente. Os seres que nascessem teriam poucas probabilidades de sobreviver e os que sobrevivessem teriam, com toda a certeza, problemas de saúde. A identidade do ser clonado deixaria de ser única e irrepetível, passando a ser múltipla e sem dignidade própria.
Já a clonagem com fins terapêuticos merece, quanto a mim, atenção e discussão por parte da comunidade científica, salvaguardadas as questões éticas.
A grande questão que se coloca é se o progresso científico ou as excentricidades de alguns tudo justifica! Será que haverá fundamento para se produzirem seres humanos deficientes para gozo de alguns ou em nome do progresso?

Mariana Santos

 
At May 06, 2006 1:11 PM, Anonymous Anonymous said...

Escolhi este tema porque acho um tema muito interessante e que é muito debatido actualmente no nosso país.
Não concordo com a clonagem reprodutiva humana, porque na minha opinião os clones que iriam existir iriam ter muitos problemas e iria ser muito dificil de sobreviverem. Ao realizar-se a clonagem a pessoa em causa deixaria de ter personalidade e identidade própria.
Sobre o tema da clonagem concordo com a clonagem terapêutica, pois na minha opinião a clonagem terapêutica tem algumas vantagens, nomeadamente a cura para algumas doenças como é o caso da doença de Parkinson e Alzheimer.

 
At June 05, 2006 1:07 PM, Anonymous Anonymous said...

nao estou de acordo com a clonagem reprodutiva em humanos. "Cópias"??penso que quem quer fazer clonagem humana nao tem valores, nao estará certamente no seu perfeito juizo!! cada ser humano tem a sua identidade, ao ser clonado deixaria de ser unico!! para alem de que as hipoteses de os seres se desenvolverem naturalmente sem doenças sem problemas sao practicamente nulas... penso que é uma questao polémica em que a opiniao depende dos valores de cada um!!! ana almeida

 

Post a Comment

<< Home