clonagem2005

Este blog foi desenvolvido pela turma B do 11ºano de 2005/2006 da Escola EB2,3/S de Penalva do Castelo, na sequência da realização de uma pesquisa sobre clonagem. Pretende-se o desenvolvimento de competências procedimentais e atitudinais do programa de BioGeologia do 11ºano, nomeadamente o desenvolvimento de opiniões criticas e informadas, a reflexão sobre implicações biológicas e socioéticas, etc.

Olá meninos! Chegaram ao local certo! É aqui que devem colocar as vossas opiniões sobre as diversas questões éticas abordadas nos trabalhos publicados. Podem começar por comentar a opinião do colega que publicou o trabalho! Não se esqueçam de se identificar devidamente!

Monday, April 03, 2006

Clonagem Reprodutiva em animais, by Tânia Ascensão

A clonagem em animais pode ser feita de duas maneiras: separando-se as células de um embrião em seu estágio inicial de multiplicação celular, ou pela substituição do núcleo de um óvulo por outro proveniente de uma célula de um individuo já existente.
Se a clonagem for feita da primeira maneira os novos indivíduos serão exactamente iguais, quanto ao património genético, porém diferentes de qualquer outro já existente. Este processo é semelhante ao que ocorre na natureza quando são gerados gémeos, que têm origem de um mesmo óvulo e de um mesmo espermatozóide.
A segunda maneira, que reproduz assexuadamente um individuo igual a outro previamente existente, pela substituição do material nuclear, também denominado de duplicação.
Há duas diferenças básicas entre a clonagem induzida em animais feita a partir de células embrionárias e a realizada com células não reprodutivas. Os clones obtidos a partir de células embrionárias são limitados, pois cada ovo oferece somente de 8 a 16 células capazes de gerar embriões. Além disso, como o embrião clone derivou de um ovo, não se pode saber qual é o resultado final, pois ele é o produto de uma fecundação que contém uma combinação genética desconhecida, que ainda não manifestou as suas características. Quanto aos clones obtidos a partir de células não reprodutivas, o resultado é certo, pois já se conhece o ser adulto que vai originar os clones. Neste caso, pode ser feito um número ilimitado de cópias.
Ao clonar-se animais pode-se estar a “arranjar” remédios para curar doenças em humanos.
Por isso, se achar a clonagem em animais importante.

Eu sou a favor da clonagem em animais, pois não vejo qualquer problema nisso.
Se a clonagem em animais serve para curar doenças, ainda concordo mais, visto que nos pode ajudar.
Penso que os animais nem se apercebem disso, pois os animais da mesma espécie são todos iguais e eles não se apercebem. Já com os humanos as coisas não são assim...

3 Comments:

At May 04, 2006 8:48 AM, Anonymous Anonymous said...

por um lado sou de acordo com a clonagem nos animais, mas por outro lado não sou. sou a favor porque devido á clonagem podem-se obter animais exactamente iguais, aumentando assim o numero de especies; mas por outro lado não sou a favor, porque as pessoas utilizam isto para fins económicos e eu não acho justo aproveitarem-se dos animais para isso!


comentário realizado por: Daniela Rodrigues
04/05/06

 
At May 05, 2006 6:02 AM, Anonymous Anonymous said...

Concordo com a clonagem reprodutiva em animais porque pode dar origem a novas espécies,mas por outro lado não concordo por poêm em risco a vida de alguns animais e a sua extinção e também pode prejudicar a sua cadeia alimentar.



Tânia Carneiro
05-05-2006

 
At May 08, 2006 3:15 AM, Anonymous Anonymous said...

Eu tou de acordo com a clonagem reprodutiva em animais, pois penso que este tipo de clonagem e benefico para o homem não tendo grandes problemas eticos.


Marco Macário

 

Post a Comment

<< Home