clonagem2005

Este blog foi desenvolvido pela turma B do 11ºano de 2005/2006 da Escola EB2,3/S de Penalva do Castelo, na sequência da realização de uma pesquisa sobre clonagem. Pretende-se o desenvolvimento de competências procedimentais e atitudinais do programa de BioGeologia do 11ºano, nomeadamente o desenvolvimento de opiniões criticas e informadas, a reflexão sobre implicações biológicas e socioéticas, etc.

Olá meninos! Chegaram ao local certo! É aqui que devem colocar as vossas opiniões sobre as diversas questões éticas abordadas nos trabalhos publicados. Podem começar por comentar a opinião do colega que publicou o trabalho! Não se esqueçam de se identificar devidamente!

Monday, April 03, 2006

Clonagem Reprodutiva em animais, by Sónia Gomes

A clonagem animal pode ser feita, basicamente, de duas formas: separando-se as células de um embrião em seu estágio inicial de multiplicação celular, ou pela substituição do núcleo de um óvulo por outro proveniente de uma célula de um indivíduo já existente (neste último caso utiliza-se a técnica de transferência nuclear, que segundo alguns especialistas não trata-se propriamente de clonagem. A primeira forma, separação provocada das células de um embrião, produzirá novos indivíduos exactamente iguais, quanto ao património genético, porém diferentes de qualquer outro já existente. É um processo semelhante ao que ocorre na natureza quando são gerados gémeos uni vitelinos, que têm origem a partir de um mesmo óvulo e de um mesmo espermatozóide.
Um número de diferentes espécies animais é usado para a pesquisa científica, para um largo número de experiências. Porque os estudos em animais são um padrão largamente aceite na pesquisa cientifica, milhões de animais são sacrificados cada ano sob o falso pretexto de que a informação sobre a saúde humana pode extra polida através deles. A maior parte das investigações em animais envolve roedores - ratos e ratazanas que foram especificamente criados para esse propósito. Contudo, uma percentagem significante de mamíferos, incluindo cães, gatos, primatas, ovelhas, porcos e outros animais de quinta, cavalos e animais marinhos, também são usados.
Comentário: Eu concordo com a clonagem animal mas também discordo. Concordo porque é nos animais que experimentam os novos medicamentos que por vezes resultam mas que por outras falham e que podem levar há morte desses pobres animais que não têm culpa. Discordo porque eles são obrigados a faze-lo sem se oporem a dizer se querem ou não. Também são muitas vezes utilizados em prol da beleza (cosméticos, champôs, etc...), medicina e outros, sacrificam tantos animais!

0 Comments:

Post a Comment

<< Home