clonagem2005

Este blog foi desenvolvido pela turma B do 11ºano de 2005/2006 da Escola EB2,3/S de Penalva do Castelo, na sequência da realização de uma pesquisa sobre clonagem. Pretende-se o desenvolvimento de competências procedimentais e atitudinais do programa de BioGeologia do 11ºano, nomeadamente o desenvolvimento de opiniões criticas e informadas, a reflexão sobre implicações biológicas e socioéticas, etc.

Olá meninos! Chegaram ao local certo! É aqui que devem colocar as vossas opiniões sobre as diversas questões éticas abordadas nos trabalhos publicados. Podem começar por comentar a opinião do colega que publicou o trabalho! Não se esqueçam de se identificar devidamente!

Monday, April 03, 2006

Clonagem Reprodutiva em animais, by Tânia Carneiro

CLONAGEM DE ANIMAIS:
No reino animal, desde os anos trinta que se efectuam experiências de produção de seres idênticos, obtidos por cisão gemelar artificial modalidade esta que se pode definir por clonagem. Foi em Fevereiro de 1997, que o mundo ficou perplexo diante da surpreendente notícia anunciada por cientistas do Instituto Roslin e da empresa PPL Therapeutics, em Edimburgo, no Reino Unido: a criação do primeiro clone de um mamífero, obtido a partir de uma célula adulta, a ovelha Dolly. Na clonagem de Dolly, os cientistas removeram células de sua glândula mamária, retirando-lhes os núcleos que contêm o material genético. Anteriormente a isso, eles fizeram essas células pararem de se reproduzir. Posteriormente, os núcleos foram implantados em oócitos removidos de uma segunda ovelha, através da fusão núcleo-ovócito. Em seguida, foi retirado o novo conjunto celular montado, para que assim pudesse retomar sua função reprodutora. Uma parte das células foi cultivada em laboratório e passou a se duplicar, dando origem ao embrião de Dolly.Colocado em uma terceira ovelha – "ovelha de aluguel" –, ela deu origem a uma réplica de sua "mãe", a ovelha de que foi retirado o material genético. Meses depois da clonagem de Dolly, os cientistas do Instituto Roslin fizeram Polly, uma ovelha transgênica que carregava genes humanos. O objectivo da nova técnica seria obter rebanhos de animais capazes de produzir substâncias úteis em tratamentos, como proteínas de sangue e de leite humanos. Polly foi obtida por meio de duas técnicas: a clonagem e a engenharia genética. Três dos cinco animais obtidos na nova experiência receberam genes humanos antes de serem clonados, os pesquisadores não informaram quais seriam os genes, mas eram de importância terapêutica, afirmou Ron James, diretor-executivo da PPL. Os outros dois, que não receberam genes, foram utilizados como marcadores genéticos, ou seja, serviriam para efeito de comparação e acompanhamento do crescimento de suas "irmãs".Polly e suas quatro irmãs virtualmente idênticas foram criadas por meio da fusão de células de tecidos fibrosos de fetos, com células do aparelho reprodutivo. Fig.1-Ovelha Dolly
Por fim, na minha opinião, o grande desenvolvimento tecnológico e científico a que se tem vindo a assistir nas últimas décadas tem surpreendido e, por vezes, até ultrapassado o limite da ficção científica. Este desenvolvimento não é apenas sinónimo de progresso, melhoria de condições de vida, aumento da saúde e da longevidade, mas também traz novos desafios e novos problemas. Esta nova realidade tecnológica faz com que seja permitido criar e prolongar situações artificiais de vida, que pode ser um bem imenso pelo aumento da qualidade de vida, mas também poda significar o prolongamento da dor e de condições de vida sem qualidade nem dignidade.

1 Comments:

At January 20, 2010 11:23 AM, Anonymous Anonymous said...

Nice dispatch and this post helped me alot in my college assignement. Say thank you you seeking your information.

 

Post a Comment

<< Home